sábado, 31 de maio de 2008

Nossa Senhora de Lourdes - A MORTE DE BERNADETE


Por fim, às 15 horas do dia 16 de abril de 1879, ainda jovem com 35 anos de idade, morreu Bernadete depois de um intenso e penoso sofrimento que lhe impuseram seus diversos males.
"Fez um grande sinal da Cruz, pegou no copo contendo a bebida fortificante que lhe apresentaram, tomou por duas vezes algumas gotas e inclinando a cabeça, entregou docemente a sua alma."
Nossa Senhora de Lourdes - A MORTE DE BERNADETE





No dia 28 de março de 1879, pela quarta vez recebeu a Unção dos Enfermos. Protestou:- "Curei-me todas as vezes que a recebi".Depois do Santo Viático ministrado pelo Padre Febvre, disse:- "Minha querida Madre, peço-lhe perdão por todos os sofrimentos que lhe causei, com minhas infidelidades na vida religiosa e peço também perdão às minhas companheiras dos maus exemplos que lhes dei... sobretudo com o meu orgulho"!Durante a Semana Santa, celebrada do dia 6 ao dia 13 de abril, os escarros agravaram-se e ela pede um "alívio" .- "Se pudesse encontrar na sua farmácia qualquer coisa para aliviar os meus rins, estou toda esfolada".E de outra vez manifestou-se assim:- "Procure então nas suas drogas... qualquer coisa para me fortificar. Não tenho forças nem para respirar. Mande-me vinagre bem forte para cheirar".Depois mandou tirar todas as imagens e estampas de Santos que ornavam o seu quarto.- "Este me basta" (mostrou o Crucifixo).


Tão pura e com tanto amor a DEUS e à Virgem Maria, que tinha receios, mesmo involuntariamente, de os ofender. Isto transformou para ela num grande drama moral, que a atordoou bastante, nos últimos dias de vida.Viveu como manda o Evangelho e ofereceu exemplos de vida para todas ocasiões e para o mundo viver o conteúdo da mensagem divina, que ela recebeu na gruta de Massabieille: "Pobreza, Oração e Penitência" . 0 seu encanto transparece mais visível e brilhante, nos milagres que ocorreram por sua intercessão e que fizerem com que ela fosse proclamada Santa, antes mesmo de ser canonizada.